Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, a 20 de Fevereiro em 1967.
Nasceu pobre mas nunca lhe faltou nada, aos 15 messes mesmo com o baixo orçamento da família os seus pais alugaram uma câmara Super 8 para registar os primeiros feitos do mais novo Cobain. Aos quatro anos já improvisava, num piano de brincar uma canção original sobre uma ida ao jardim, nos primeiros anos foi no desenho que se destacou desenhava as suas personagens favoritas como Aquaman, O Monstro da Lagoa Negra e as personagens da Disney Pato Donald, Mickey e Pluto.
Com a chegada da irmã Kim, três anos mais nova, a atenção passou a ser dividida e surgiram os primeiros problemas: Kurt foi considerado hiperativo e viu-lhe receitada Ritalina, um medicamento que muitos defendem potenciar a apetência para drogas em adulto. Em Fevereiro de 1976 Wendy pediu o divórcio, saiu de casa deixando a Donald a responsabilidade de explicar aos filhos o que acontecera.
Também por essa altura, surgiram os primeiros problemas de saúde, tendo Kurt chegado a ser internado com problemas no estômago, até hoje não é claro se o motivo seria a doença de que em adulto se queixava ou se era sinal de falta de alimento. O divórcio só foi dado como concluído a Julho, Wendy recusou a custódia, quando o seu pai começou uma relação com uma mulher com 2 filhos Kurt não gostou pois a atenção tinha de voltar a ser dividida.
Em Março de 1982, e com a mãe envolvida com um namorado violento Kurt quis trocar a casa do pai pela rulote dos avós paternos, depois de se mudar para a rulote dos avós Kurt mudou-se 10 vezes entre casa de amigos e família no espaço de quatro anos.
Foi em casa do seu tio Jim onde procuro abrigo e onde fez duas descobertas que acabariam por acompanha-lho toda a vida: as aparelhagens de som e o cheiro a erva, Jim era fã de música e pela primeira vez, Kurt teve à sua disposição uma aparelhagem digna desse nome e uma coleção de discos que variava entra Led Zeppelin e os Beatles. A primeira guitarra que recebeu pouco durou, aos 15 anos a sua mãe ofereceu-lhe uma Ibanez que fez coque a música se tornar-se interesse nuclear. Kurt demonstrava uma aptidão acima da media para as artes, também o seu lado mais negro cedo começou a manifestar ganhavam força os dilemas interiores e Kurt chegou a pensar que era gay.
O isolamento social agravou-se com a instabilidade familiar, a ideia de suicídio chegou cedo a Kurt mesmo antes de ele ter idade para o perceber o seu bisavô materno tinha-se tentado suicidar com um golpe na barriga em frente à família, e dois messes depois e já internado vinha a conseguir cometer o suicídio arrancando os pontos, do lado paterno três dos irmãos do avô Leland dois tinham-se suicidado com disparos na cabeça, e o terceiro morrido alcoólico.
Quando perguntavam a Kurt o que ele queria ser quando crescesse ele respondia que queria ser uma estrela rock e depois matar-se como Jimi Hendrix (Hendrix morreu com uma overdose). Aos 17 anos tornou-se assíduo na Igreja da zona e largou as drogas, sem consumir drogas e álcool começou a frequentar a missa e mudou-se para casa de um amigo filho de um pastor, passados três messes Kurt voltou a ser posto na rua. Aos 18 anos começou a trabalhar numa escola como auxiliar e consegui-o uma casa que dividia com um amigo, ai começaram os problemas com a polícia, agora o talento para o desenho era usado para pintar paredes e em Julho de 1985 Kurt acabou condenado a uma multa de 180 dólares (aproximadamente 131 euros) e 30 dias de pena suspensa, este acontecimento valeu-lhe 1 ano e 8 dias de permanência numa cela.
Messes depois, já com a namorada Tracy Marander mudaram-se para Olympia, cidade universitária. Em Novembro de 1985, os Nirvana lançaram uma EP com “Love Buzz” como single e começaram a gravar Bleach. Dois anos depois foi gravado Nevermind que foi um sucesso de vendas. A 12 de Janeiro de 1990 Kurt conheceu Courtney Love numa discoteca em Portland, começaram a namorar e em 1992 Courtney descobri-o que estava gravida de Kurt. A 24 de Fevereiro de 1992, Kurt e Courtney casaram-se na praia de Waikiki, no Havaí, Love usou um vestido de cetim e renda, e Cobain usou um pijama verde pois ele “tinha preguiça de vestir um smoking”.
A 18 de Agosto de 1992, nasceu a Frances Bean Cobain, com duas semanas de idade, a guarda de Frances foi entregue a irmã de Courtney pois os serviços de proteção de menores alegaram que o casal eram pais inaptos devido ao consumo de drogas. Depois de messes de disputas judiciais, a custódia de Frances foi finalmente entregue ao casal.
A 4 de Março de 1994 Kurt sofre-o uma overdose, na altura ele estava hospedado em Roma, foi Courtney que ao levantar-se as 6:30 da manhã reparou que o marido tinha sangue a escorrer pelo nariz e que não reagia. Já de volta aos Estados Unidos Kurt não queria admitir que era viciado em drogas mas alguns dias depois Kurt modo de opinião e viajou para Los Angeles, dando entrada no Exodus Recovery Center, uma clínica de reabilitação. Tudo parecia estava a correr bem, recebeu uma visita da filha onde brincou com ele pela última vez.
No dia 1 de Abril e depois de ligar a mulher, Kurt fugiu. Avisou os funcionários de que iria sair para fumar um cigarro, escalou o muro de quase 2 metros e não seria mais visto.
A 4 de Abril, Wendy, mãe de Cobain, vai a polícia e dá Kurt como desaparecido.
No dia 8 de Abril de 1994, Kurt foi encontrado morto na sua casa em Lake Washington por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Cobain ter-se-á sentado numa cadeira, junto à janela de estufa, e premiu o gatilho de uma caçadeira. No chão, deixou a carta de condução (já prevendo, possivelmente, que quando fosse encontrado as autoridades tivessem dificuldades nem reconhecê-lo) e a carta de suicídio.